badge

Friday, May 26, 2006

o descalabro dos sub-21

confesso que nunca liguei muito às aventuras e desventuras dos nossos sub-21. mas depois de tanta publicidade televisiva e tanta controvérsia a rodear o europeu no nosso país resolvi ver, como dizem os anglófonos, what the fuss is all about... ouvi falar de uma selecção de sub-21 fantástica que ia vencer onde os A's falharam, ou seja, ganhar o campeonato europeu da categoria e ao mesmo tempo cilindrar os adversários. não querendo ser o arauto da desgraça e tendo em conta que vejo futebol há muitos anos, digamos que me lembro de ver o Stromberg jogar pelo Benfica (os mais curiosos podem ver em que épocas isso aconteceu). mas voltando à vaca fria, lembro-me de uma conversa com a minha namorada no início da semana que passou em que ela me dizia que tinha mais esperanças na selecção de sub-21 que na principal. a minha resposta foi carregada de algum cépticismo.

foi nesse espírito que há uns dias atrás resolvi ver o jogo entre Portugal e França na televisão. os meus piores receios confirmaram-se e vi uma equipa portuguesa sem chama, sem futebol. no lado contrário vi uma selecção a dar um banho de futebol, fazendo à equipa de todos nós o que os jornalistas desportivos disseram que nós lhes fariamos. confesso que vi apenas a primeira parte, depressa cheguei à conclusão que não valia a pena ver o resto.

ontem tudo... piorou. nem me dei ao trabalho de ver o jogo, tive um jantar que me soube muito melhor que qualquer jogo de futebol... excepto se fosse do Benfica, mas nesse caso não haveria jantar. adiante, perdemos mais uma vez. e a derrota não foi maior porque o guarda redes ainda defendeu um penalty. hoje de manhã ouvi os jogadores queixarem-se de falta de sorte e (adivinhem!)... do árbitro! o árbitro é sempre o culpado das derrotas no nosso país. há quanto tempo não ouço um treinador português ou estrangeiro a trabalhar em Portugal admitir as suas culpas num resultado negativo. até o "nosso" (entre aspas porque certamente que não é meu) josé mourinho se queixa do árbitro quando perde um jogo em inglaterra.

no entanto afasto-me do que mais interessa. em posts anteriores falei, critiquei e elogiei a convocatória da selecção principal para o mundial. não me vou dar ao trabalho de fazer o mesmo sobre os sub-21. no entanto não posso deixar de chamar à atenção que mais uma vez são convocados jogadores que não jogam nos clubes, alguns nem sequer sentem o cheiro do banco. portanto, até entre os 'putos' são os nomes que contam. se ao menos contassem positivamente em vez de enterrarem ainda mais uma equipa já de si fraquinha em comparação com anos anteriores. será que é positivo ainda hoje falarmos sobre os campeões do mundo de riad e lisboa? não será pôr demasiada pressão em jogadores que não têm metade da qualidade dessas equipas?

uma pequena nota de rodapé sobre a controvérsia scolari vs. agostinho oliveira... será que a convocatória para a selecção principal não é mais importante que qualquer uma das outras? para quê essas querelas territoriais que não levam a lado nenhum? tenham juízo e façam o vosso trabalho!

já agora, e não querendo ser chato, será que a não-convocatória de Quaresma para o mundial não terá por detrás o estigma da má-criação do menino e falta de respeito pelos adversários ao pôr-se em cantorias ofensivas contra outros clubes com os adeptos em directo na televisão? foi a primeira vez que tal aconteceu e que péssimo exemplo para todos os que o consideram um ídolo. e não, eu não estou entre esses.

No comments: