badge

Thursday, June 15, 2006

a extrema direita portuguesa

esta facção política (ilegal) do nosso país tem andado nos últimos tempos nas páginas dos jornais devido a uma reportagem televisiva. como não pode deixar de ser, tenho de botar faladura sobre o assunto antes que digam por aí que eu não presto atenção à actualidade nacional e que só ligo a futebol (não posso deixar de confessar que a média de 3 jogos por tarde tem sido um bálsamo contra os habituais programas 'de merda' que passam nos nossos canais). mas adiante, passemos ao que interessa.

como já referi anteriormente, a extrema direita é ilegal em Portugal e em muitos outros paises chamados democráticos. ora, isso não me parece muito democrático, apesar de eu não defender (longe disso) tais ideais. se a democracia defende a liberdade de expressão e de pensamento, não podemos deixar de fora os seguidores e apoiantes do tio Adolfo (Hitler para os mais distraídos). se os deixamos de fora, como podemos admitir no grupinho de ideologias democráticas os seguidores do tio José (Estaline para os que ainda dormem)?! afinal de contas os crimes (de guerra e contra a humanidade) do segundo conseguiram ultrapassar largamente (é obra!) os do primeiro!

uma das coisas que me deixa sempre com vontade de rir neste assunto é a conversa 'ariana' dos "nossos nazis" que pela sigla deveriam defender um estado socialista nacionalista. será essa a orientação politica verdadeira? confesso a minha ignorância. voltando ao suposto arianismo português, o mais próximo que conseguimos lá chegar seria nos tempos de Viriato e dos seus lusitanos, celtiberos de gema. depois disso vieram os romanos, suevos, visigodos, mouros, galegos (que se transformaram nos actuais portugueses) e espanhois. isto para não falar nos povos colonizados por nós durante séculos. tendo em conta estes 2100 anos de história e de mistura de todos os povos que por cá passaram, peço por favor que me apresentem UM, só peço um, português que possa provar uma ascendência puramente celta, com origem nos lusitanos que viviam no nosso território.

um pequeno àparte que também me dá vontade de rir. a suposta teoria dos mouros a sul do mondego. esquecem-se os nossos amigos nortenhos que os mouros também lá andaram. e reparem! peguem nos livros de história e comparem as datas da reconquista do Porto e de Lisboa aos mouros, pode ser que tenham uma surpresa. e sim, de facto o Porto também teve sob a conquista muçulmana, a não ser que falem de algum porto nas Asturias. não exibam mais a vossa ignorância.

para finalizar tenho de confessar que gostei muito das armas na casa do lider da extrema direita portuguesa. repito o comentário que fiz naquele dia lá em casa enquanto o rapaz vangloriava a sua caçadeira de repetição de 8 tiros como estando legalizada: "aquilo é ilegal, legal são as de 3 tiros, cá pra mim ainda se lixa." não é que eu tinha razão? a PSP estava atenta e foi a casa do rapaz, armas apreendidas e de uma ida a tribunal por posse ilegal de armas não se safa... a não ser que a justiça portuguesa tenha mais um momento zen... a ver vamos!