badge

Thursday, May 18, 2006

as escolhas de scolari (parte 1)

tendo em conta a aproximação do mundial e sendo eu um treinador experiente (pelo menos nos jogos de computador do género) vejo-me na obrigação de comentar as escolhas do nosso seleccionador nacional. como tal vou dedicar os próximos posts a este assunto. pode haver quem pergunte se estou de facto qualificado para fazer estes comentários. creio que sim, tendo em conta que até a judite de sousa (mulher do fernando seara) escreve umas crónicas (isentas?) no record... adiante! como vos considero a todos pelo menos tão especialistas em futebol como a senhora acima referida, peço que também dêem a vossa opinião...

começo, tal como diria o incontornável artur jorge, pela baliza e defesa:

na baliza:

1 - Ricardo: sem dúvida um dos melhores guarda-redes portugueses, na minha opinião a par do Victor Baía e Moreira. lógicamente tem lugar garantido na convocatória e na equipa.

12 - Quim: terceiro guarda-redes de luxo no Benfica com uma época que repartiu entre o campo, banco e bancada. na minha opinião, seria o Moreira a ocupar este lugar, não fosse a lesão grave que sofreu durante a maior parte da época.

22 - Bruno Vale: ainda hoje não compreendendo o porquê do afastamento do Victor Baía, aceito sem duvida nenhuma a convocatória deste jovem. bastante promissor e, ao contrário do Baía e do Quim... jogou regularmente durante toda a época (permissa que devia ser pré-requisito para uma convocatória da selecção nacional).

na defesa:

2- Paulo Ferreira: mais uma época cheia de exitos no Chelsea, prevê-se uma grande luta pelo lugar com o Miguel.

3- Caneira: convocado como suplente (?) de Nuno Valente, o defesa do Valência/Sporting vale pela versatilidade jogando tanto nas faixas como no centro. pelo menos jogou regularmente desde o seu regresso ao Sporting.

4- Ricardo Costa: o escolhido para suplente do Jorge Andrade. para mim a escolha mais polémica da defesa. bom central, sem duvida, mas suplente do Porto, que quando jogou foi quase sempre como lateral. porque não o Ricardo Rocha do Benfica (sem duvida um dos melhores centrais portugueses e polivalente se era esse um dos critérios da escolha) ou o Tonel do Sporting que foi titular durante a época. será por ser o único jogador do Porto convocado?

5- Fernando Meira: titular indiscutivel do Estugarda, fará certamente dupla com o Ricardo Carvalho. jogador forte fisicamente e excelente pelo ar, uma necessidade nos dias de hoje.

13- Miguel: para mim o melhor lateral português e primeira escolha para o lado direito. como passou tantos anos como um médio de ataque mediocre ninguém sabe. foi preciso primeiro Chalana e depois Camacho para verem o lateral de grande qualidade que há nele.

14- Nuno Valente: o lado esquerdo é dele. não compreendo a guerra entre ele e o Porto no inicio desta época mas ao sair para o Everton tomou a melhor opção. titular no seu clube e com a rotação que só o futebol inglês dá, espero mais boas prestações deste jogador.

16- Ricardo Carvalho: para muitos o melhor central português. titular indiscutivel... é preciso dizer mais?

2 comments:

Salta Pocinhas said...

num habia nexexidade...

o gajo dos avioes said...

que parte? lol
e como e obvio nao fiquei por aqui :-P