badge

Saturday, May 20, 2006

as escolhas de scolari (parte 2)

hoje, seguindo a teoria do incontornável artur jorge, só poderia vir o meio-campo. aliás, estou a ser injusto, se fosse o artur jorge hoje só viriam os médios defensivos. de facto creio que numa convocatória feita por esse treinador (que não deixa saudades a ninguém, talvez excepção feita ao sá pinto) o meio-campo seria formado exclusivamente por médios defensivos. bem, já que falamos nisso se o seleccionador fosse o ronald koeman, seria a mesma história. será que também tirou o curso em leipzig?
mas pronto, passemos ao que interessa, os médios de scolari. devo desde já dizer que os extremos serão incluídos nesta lista pois eu não os considero avançados. portanto será feita apenas uma divisão entre médios-centro e extremos, sendo que não farei distinção entre os médios mais defensivos e os mais atacantes.
médios-centro:
6- Costinha: hoje começamos bem! não estando em causa a qualidade do 'trinco' do Dínamo de Moscovo (que é que lhe terá passado pela cabeça ao optar por este clube... rublos talvez) mas sim a sua forma fisica. um jogador que já não joga há seis meses não pode (!!!) ser convocado para um Mundial! vejo-me novamente em 2002 quando se convocou Paulo Sousa, que há muito não competia, porque, pelo seu historial, "merecia estar num mundial". não me lembro quem disse esta pérola, terá sido o seleccionador de então António Oliveira ou o ainda hoje presidente da FPF Gilberto Madaíl (a permanência eterna de dirigentes à frente de clubes e associações está na base do insucesso, mau futebol e desconfiança no nosso futebol).
8- Petit: o médio benfiquista fez mais uma excelente época, ainda que os resultados não tenham sido os melhores. tendo em conta que esteve sempre em actividade, por vezes até lesionado, merece sem duvida nenhuma ser titular.
10- Hugo Viana: para mim uma boa escolha. a verdade é que não há mais ninguém disponivel (de qualidade) para substituir Deco no meio-campo ofensivo se houver essa necessidade. o médio do Valência tem essa qualidade, ainda que, infelizmente, só a demonstre a espaços. nisso faz-me lembrar um jogador que sempre admirei, o Pedro Barbosa.
18- Maniche: apesar de não ter actuado com tanta frequência como em épocas anteriores o médio do Dinamo de Moscovo (mais um...) emprestado ao Chelsea (e já de saída) tem qualidade. no entanto creio que numa equipa formada por mim seria suplente do senhor que se segue...
19- Tiago: um médio centro moderno, para mim o melhor português na sua posição dos ultimos anos. defende e ataca bem, joga bem pelo ar e tem uma grande atracção pelo golo. coisa rara nos médios portugueses... minto... nos jogadores portugueses. titularidade para Tiago, já!
20- Deco: grande jogador, ainda que aquele sotaque 'trasmontano' não engane. um dia falarei sobre a minha opinião sobre jogadores naturalizados na selecção, mas não hoje. titular certamente, agora será como 'número 10' ou jogando mais atrás? depende claro de quantos pontas-de-lança jogarão ao mesmo tempo.
extremos:
7- Figo: figura incontornável do nosso futebol, de quem já se disse estar acabado. a verdade é que uma excelente época no Inter de Milão e um regresso oportuno que lhe permitiu descansar durante a maior parte dos jogos de qualificação, dizem que está aí para as curvas. o capitão será, pois claro, titular.
11- Simão: depois do azar de não ter participado no último mundial (azar pela lesão grave, sorte por não ter sido mais um a fazer-nos passar vergonhas) será que vai ter oportunidade de nos encantar com o seu bom futebol. encantado estão já os clubes ingleses de quem se diz estarem prontos a pagar mundos e fundos pela transferência. à partida deverá ser suplente, a não ser que Scolari resolva fazer uma surpresa.
15- Boa Morte: nome curioso mas de grande qualidade futebolistica. Chocou os escribas dos jornais desportivos ao ocupar o lugar, que se pensava ser cativo, de Quaresma. terá de ser ele a demonstrar que Scolari teve razão.
17- C. Ronaldo: sempre fui um admirador deste jogador, confesso mais desde que foi para Manchester, apesar da sua ocasional má-criação. no entanto tem tudo para ser dos melhores do mundo, velocidade, técnica individual (vai muito além das fintinhas corriqueiras de outros), jogo de cabeça e espírito goleador.

No comments: